A História da Maquiagem

6
Imagem by: Google.

Uns 3.000 anos antes da Cleópatra nascer. As pessoas já se maquiavam. A arqueologia encontrou artefatos e objetos de aplicação de delineador e outros utensílios relacionados a beleza como vasos onde eram colocados perfumes e óleos para pele.
Nesta época os homens se maquiavam mais do que as mulheres. Os faraós egípcios sempre usavam maquiagem. Olhos bem delineados, bem pretos.
As mulheres também usavam maquiagem, mas naquele tempo quem usava mais era o povo da nobreza.
Embora até mesmo os pobres tomavam banho de argila que hidrata a pele. A pele do homem tinha a cor mais escura na maquiagem. Enquanto as mulheres, devia ser bem clara a cor da pele.

Imagem by: Google.

Até mesmo sarcófagos de faraós são retratados com maquiagem. Uma sobrancelha bem marcada e olhos com um delineado bem puxado.


Imagem: By Google.

Em 69 A.C. Nasce a Lendária Rainha do Egito: Cleópatra.
Conhecida por ser uma pessoa de personalidade forte, de sempre ter o que queria e por conquistar os
dois maiores imperadores de Roma: Júlio César e Marco Antônio.
Notem que nesta foto acima mostra a sobrancelha bem marcada: Naquele tempo até mesmo a Cleópatra usava fuligem que é o carvão para marcar a sobrancelha. O carvão deixa um fundo bem bonito, como se tivéssemos esfumado uma sombra preta.O único ruim é a sugeira que faz. Eu fiz este teste de pintar a sobrancelha e gostei muito do resultado.
Note que os olhos dela tinha a pintura no formato de uma amêndoa. Naquele tempo, as pessoas valorizavam muito o delineado neste formato. e no canto externo um puxado bem grande de delineador preto.
Também vimos nesta foto acima que ela usava a cor de sombra azul. Para os egípcios a maquiagem tinha muitos significados. Não apenas estéticos. Por exemplo: A cor azul para eles significava o Rio Nilo, O céu,  coisas grandes.
Para fazer o delineado preto ela usava um pó chamado: Kohl. O Kohl era feito de uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas. E foram encontrados Kohls em vasos nas tumbas de Menes, Faraó da primeira dinástia egípcia em cerca de 3.000 A.C.
O traçado preto servia também para proteger os olhos da areia do deserto e do sol.
Para os egípcios. Os faraós e rainhas eram considerados deuses. Então o traçado preto com a maquiagem, servia também para que seus súditos não olhassem diretamente para os seus olhos. Era como se a maquiagem fosse uma máscara. E como muito egípcios adoravam o deus sol, conhecido naquele tempo como o deus Ráh. Eles usavam o delineado preto também para não olhar diretamente para  deus Ráh.

Imagem: Do Documentário sobre a Cleópatra
no History Channel.

No tempo da Cleópatra já existia sombras cremosas. Ela usava muito a cor verde. 
Como ela fazia estas sombras? As tintas eram obtidas também através de minerais. A Cleópatra usava muitos minérios da terra. Inclusive o minério de cobre, chamado Malaquita. Ela usava muito pois destes minérios ela retirava a cor verde e a azul. E do minério de ferro, ela retirava a cor vermelha e amarela. E ela usava também, extratos de plantas, flores, raízes. Muitas coisas relacionadas a terra para fazer sua maquiagem.
Ela também esfregava amoras ou beterraba sobre as bochechas ou lábios para usar como blush e batom e desta forma realçar  a cor dos lábios.

Imagem do Documentário no History Channel.

Imagem do Documentário.

Era muito comum entre as mulheres mais ricas usarem conchas decoradas, como recipiente para colocar seus pigmentos de maquiagem. Usavam as conchas também para pentear o cabelo.
Em vários registros históricos, o traçado característico dos olhos da Cleópatra aparece como pontapé inicial para muitas técnicas de maquiagem desenvolvidas posteriormente.
É bem provável que ela tenha desenvolvido um GUIA DE BELEZA.
Mas, os originais sumiram. A maioria das coisas da Cleópatra foram queimadas quando colocaram fogo na biblioteca de Alexandria, onde ela passava uma boa parte do seu tempo. Pois amava ler e estudar. Ela era uma pessoa muito culta.  A Cleópatra sempre foi bem a frente do seu tempo.
Imagina que legal, se nós tivéssemos o guia dela de maquiagem.

Imagem by: Documentário.

Provavelmente o gloss que ela usou foi feito de gordura. 
Naquele tempo as pessoas usavam muito gordura de animais para se embelezar.

Imagem by: Documentário

A gordura deixava os lábios parecendo maiores e com efeito molhado. Seria o gloss antigo.

Imagem by: Google.

A Cleópatra se tornou referência até hoje. E eu achei interessante que os criadores da boneca Barbie. 
Fizeram a Barbie Cleópatra. Olha que maquiagem linda e bem feita.

Imagem: By Google.

A atriz Elisabeth Taylor em 1963 fez o filme: Cleópatra. Eu indico para todos da área da beleza assistirem este filme. Pois vocês vão ver a forma do povo daquele tempo se vestirem, vão ver a maquiagem, como eram usadas. É muito importante assistir a nível de adquirir mais conhecimento.
Diversas atrizes entre outras pessoas fizeram editoriais com fotos inspiradas na Cleópatra.Veja a seguir:

Imagem by Google.

Antigos mosaicos e pinturas em túmulos, indicam também que o uso da maquiagem era bem comum na Mesopotâmia e Egito.

Imagem by: Google.

Inúmeros objetos relacionados ao uso de cosméticos e perfumes foram descobertos em escavações em toda a terra de Israel. Os achados incluíam tigelas ou paletas de pedra usadas para moer e misturar materiais  cosméticos. Em sítios arqueológicos no Egito e na região antiga de Canaã foram encontradas pequenas colheres de cosméticos, bem como alabastros: que são frascos compridos de perfumes.

Imagem: by Google.

Imagem by: Google.

O Marco Antônio, que foi amante da Cleópatra deu como presente para ela um óleo de bálsamo. Que era um óleo perfumado que servia como perfume e para hidratar a pele.

Imagem by: Google.

Imagem by: Google.

Como eu havia falado no início desta postagem. Os egípcios tinham diversos significados para as cores da maquiagem. Vou citar alguns significados que eles usavam naquele tempo.
A cor branca: Significava pureza, verdade, alegria e triunfo.
Assim como ainda tem este significado até hoje. A maioria das noivas sempre querem casar de vestido branco.
A cor preta significava: Morte, Noite e fertilidade.
O vermelho representava: A energia, a sexualidade e o poder. Por isto os homens usavam muito a cor vermelha ocre, para demonstrar poder.
Ocre: Argila na cor de tons marrons, vermelhos etc. Argila colorida.
A cor amarela significa: Eternidade assim como o sol é eterno.
A cor verde significava: Regeneração e Vida.
Azul como eu já falei: Rio Nilo e Céu.

Imagem by: Google.

As pessoas usavam muitos metais pesados para se maquiar. Era uma quantia que em longo prazo causou muitas doenças nas pessoas.
Foram feitas análises de múmias de cerca de 3.200 A.C. e estas análises mostraram sinais de anemia hemolítica e outros distúrbios causados por intoxicação com metais pesados, como chumbo, arsênio, mercúrio e cobre. Que eram usados como pigmentos, corantes na maquiagem.
Imagem da: Blogueira Camila Coelho.

Gostei muito desta maquiagem antiga com um tom moderno de cílios postiços com brilho em cima.

Imagem by: Google.

Selecionei a imagem acima da série: Chapolin. Porque achei muito bonita a caracterização deles e a maquiagem da Florinda Mezza. Com o puxado característico que é um charme até hoje.

Imagem by: Google.

Imagem by: Google.

A Cleópatra pintava o cabelo com henna.
E para deixar sua pele cada vez mais branca, ela tomava banho direto de leite de jumenta, que hidrata a pele  também além de clarear um pouco.
Cleópatra usava boca marcada, franja bem curta, negra e lisa e olhar marcado, realçado pela pintura em seus olhos.

Imagem by: Google.

As gregas invejavam a maquiagem da Cleópatra, tanto que ela já era referência de maquiagem naquele tempo e as gregas copiavam seu make.

Imagem by: Google.

Antes de pintar-se, muitas egípcias tomavam banho no rio Nilo e usavam um sabão pastoso, o suabu, feito de gordura e giz.
Os homens egípcios raspavam todo o corpo para limpeza e usavam perfumes ou óleos aromáticos e pomadas para ocultar maus odores e manter a pele suave. Depois disto eles se maquiavam.
Um tipo de sal chamado Bed era usado para gargarejar.

Imagem by: Google.

As egípcias também colocavam pó de ocre nas bochechas e lábios. Ocre: Argila Colorida. Só para relembrar.

Imagem by: Google.

Os óleos perfumados eram muito úteis para proteger a pele do clima quente e seco, mas também por suas propriedades cosméticas. O que contribuia para uma pele bem cuidada, que é muito importante, antes de aplicar a maquiagem.

Imagem by: Documentário.

Muitas pessoas dizem que Cleópatra era linda demais. Outros dizem que ela era feia e que com a maquiagem ficava bonita. 
Bom, vamos analisar alguns fatos. Vocês viram esta moeda acima? Então, esta moeda era usada no tempo em que a Cleópatra era rainha do Egito. E é importante ter em mente, que estas moedas naquele tempo serviam como um auto-retrato da pessoa. Ou seja, as pessoas que faziam a moeda, tentavam fazer o rosto o mais próximo ao verdadeiro rosto da pessoa.
E se a gente analisar, olhando este rosto na moeda. Ela não parecia ser de beleza tamanha como falaram. Ela parecia até comum e feia. Notem a cabeça meio batida dela. Nariz muito grande e queixo bem pra frente.
Nesta moeda ela lembra mais uma bruxa do que uma rainha linda.
Então o mais provável, é que ela era feia. Mas, com certeza a maquiagem realçava seus pontos fortes e disfarçava suas imperfeições. 
É só a gente observar o antes e depois da maquiagem de muitas pessoas, pra gente ver como mudam com o make.

Imagem by: Documentário.

Provavelmente ela era tinha esta aparência acima, quando conheceu Júlio César, conhecido
como mulherengo.
Mas, tão feia como conquistou os dois maiores imperadores de Roma?
Bom, muitos dizem que quando Cleópatra falava, todos em volta olhavam rapidamente pra ela, porque ela falava muito bem, ela falava várias línguas, era muito inteligente. E tinha uma personalidade forte, tinha diversas qualidades que atraiam as pessoas a ela. Falava com fluência entre outras qualidades.

Imagens by: Documentário.

Mas, Cleópatra também tinha seu lado negro. 
É bem provável que ela tenha matado seu irmão Ptolomeu 14.
Que na época tinha 13 anos. 
Quando Júlio César morreu., ela deve ter ficado com medo de perder o seu reinado para o seu irmão. Seu irmão era uma ameaça para ela.

Cleópatra tinha todos os meios disponíveis para matar seu irmão. É provável que ela tenha o envenenado, segundo o historiador Josefus.
Cleópatra tinha todos os venenos disponíveis.
Ela tinha todos os botânicos, assim como metais pesados, como o arsênico. Ela tinha acesso fácil, porque ela preparava suas maquiagens com estes botânicos e plantas tóxicas também.


Imagem by: Documentário.

Planta: Rododendro:
Imagem by: Documentário.

Os toxicologistas especularam a planta chamada Rododendro, porque Cleópatra usava ela também para suas maquiagens. Só que esta planta não poderia ser porque precisaria de uma quantidade muito grande para poder matar alguém. E com certeza ela ia querer uma morte rápida, pra garantir seu reinado.

Planta: Meimendro.
Imagem by: Documentário.

Em seguida pesquisaram a planta Meimendro. Que era uma planta muito utilizada para fazer maquiagem pela realeza.
Mas, esta planta também não poderia ser porque a morte através do meimendro seria muito lenta e com certeza ela não ia querer uma morte lenta para o seu irmão.

Planta: Acônito ou Capuz de Monge.
Imagem by: Documentário.

A planta mais provável que ela tenha usado é o Acônito ou Capuz de Monge.
Uma pequena quantidade desta planta é letal. Causa vômito e diarréia e causa violenta insuficiência respiratória.Faz o coração e os órgãos pararem muito rápido. O Acônito era muito popular no tempo de Cleópatra. 

Flôr do Acônito:
Imagem by: Google.

Não se sabe ao certo o que ela usou, o mais provável é o acônito que também era conhecido como:
"o rei de todos os venenos".

Acônito:
Imagem by: Google.

Imagem by: Google.

É provável que ela tenha dado o veneno  junto com um chá ou até mesmo na comida.

Imagem by: Documentário.

Com a morte de seu irmão, ela garantiu a continuação do seu reinado.

Imagem by: Google.

Visto que as gregas amavam o make de Cleópatra, elas se inspiravam nela. As gregas usavam farinha de trigo, leite e miolo de pão. Misturavam e passavam no rosto e dormiam com tudo isto para hidratar e deixar a pele mais branca.
As atenienses também usavam chumbo para branquiar o rosto. Avermelhavam os lábios e usavam ruge, feito de algas marinhas ou raízes de plantas. As sobrancelhas eram  realçadas com fugilem, carvão e as pálpebras escurecidas com kajal. (Como pó de sulfeto de antimônio), ao passo que o rímel se fazia de esterco de vaca. Tinha na cor verde, marrom. Sim era o rímel colorido  ou eles faziam também o rímel de uma mistura de clara de ovo e goma arábica:
O que é goma arábica? É uma resina natural de uma planta. Ou seja, o rímel colorido já existe a milhares de anos. Só que feito de outros produtos.

E os homens daquele tempo ficaram indignados, eles falavam que quem usasse produtos naturais ia ser morto em praça pública. Para algumas pessoas daquela época, a maquiagem era um pecado tão grande quanto a bruxaria, eles achavam que a mulher por ficar mais bonita ia desencaminhar os homens tanto solteiros, como casados.


Imagem by: Google.

Passando-se muitos anos chegamos a época da idade média.
Neste desenho acima vemos a Rainha Suéca Maria Antonieta.

Imagem by: Google.

Neste tempo tanto as rainhas, como reis usavam maquiagem.

Imagem by: Google.

Acima, vemos Maria Antonieta com 7 anos de idade. Ela já se maquiava desde criança.

Imagem by: Google.

Fizeram um filme falando sobre a história da Maria Antonieta. Eu ainda não vi este filme, mas vou ver porque é uma forma da gente aprender também sobre a maquiagem e formas de embelezamento daquele tempo.

Imagem by: Google.

Imagem by: Google.

Acima vemos um livro falando sobre a Rainha da Moda, maria Antonieta.

Imagem by Google.

Nesta foto acima, vemos a Barbie Maria Antonieta.

Imagem by: Google.

Naquela época do renascentismo, as mulheres usavam pintas pretas, que eram muito usado na maquiagem. As pintas eram chamadas de: "Mouche".
E cada lugar da pinta tinha um significado:

Perto do olho: Assassina.
Canto da boca: Beijoqueira.
Testa: Magestosa.
Bochecha: Galanteadora.
Sobre os lábios: Devassa.
Covinha do sorriso: Bem humorada.

Um outro significado também que tinha as pintas pretas além destes. É que aquele tempo o povo não tomava banho todo dia. Demorava as vezes meses. Então quando eles iam comer a mesa. Ficava muitas moscas pretas voando. E a pinta no rosto ajudava a disfarçar as moscas.
O leque muito chique servia para abanar do calor e disfarçar o mau hálito.
Naquele tempo usavam muita peruca. Porque eles não tinham uma boa higiene e a maioria das pessoas ficavam com ceborréia ou outros problemas devido a má higiene e ficavam carecas. Também este é um dos motivos do uso da peruca. Mas a partir de 1950,  época da famosa Marilyn Monroe  as pintas já não tinham mais significados, era apenas para dar um charme.

Imagem by: Google.

Imagem by: Google.

Esta época as pessoas supervalorizavam a pele branca.
Porque geralmente aquela época muitas pessoas pegavam varíola ou outras doenças que deixavam a pele vermelha, escamada. Então elas passavam muito pó de arroz, e faziam de tudo para sua pele ficar o mais pálida possível. E o blush era bem marcado aquela época, até os homens usavam blush marcados.
Algumas pessoas aquela época chegavam a colocar no rosto sanguessugas, para tirar um pouco de sangue e ficar com o rosto mais pálido. 

Imagem by: Google.

As mulheres geralmente colocavam naftalina nas partes baixas, para as pessoas não sentirem o mau odor, devido a muitos dias sem tomar banho.

Imagem by: Google.


A maquiagem serve também para diferenciar grupos indígenas, tribos, muitos índios usam a maquiagem como rituais religiosos ou para ir para guerra.

Os índios usam bastante semente de urucum, o famoso coloral quando necessitam da cor vermelha.
Usam açafrão quando precisam da cor amarela. Enfim, usam tudo relacionado a terra e plantas.

Imagem by: Google.

Imagem by: Google.

Até mesmo as crianças índias são maquiadas.
Imagem by: Google.


 As gueixas usam uma maquiagem que deixa o rosto tão branco que parece
uma máscara. Eles valorizam muito a cor super branca.

Imagem by: Google.

A maquiagem das gueixas é usada de acordo com seu grau de experiência.
Os olhos são maquiados de acordo com a idade. Vermelho para as mais jovens e vai mudando para a cor preta com o tempo. Antigamente, elas usavam farinha de trigo, pó de arroz, cera e outras misturas.
Com o tempo, foi mudando. 
Agora elas começam a maquiagem com: Bintsuke-Abura.
O que é? É uma substância a base de óleo. É utilizada como uma base branca.
Inicia-se como um sólido que é aquecido com as mãos até uma consistência oleosa
Elas usam um pó branco que cobre todo o rosto, pescoço e peito.
Este pó branco se chama: Neri-Oshiroi.
Já existe Oshiroi em pasta: Composto de 60 por cento de pó: (pó de arroz,
zinco e dióxido  de titânio, 10 por cento de glicerina e 30 por cento de água e fragância.


Este filme acima, é outro que eu nunca vi, mas quero ver para aprender mais sobre a maquiagem. 
Quem já viu o filme acima, pode deixar seu comentário no meu blog falando o que achou.

Imagem by: Google.

Pessoal, vocês perceberam que a maquiagem da Branca de Neve também é super branca, muito parecida com os makes que reinavam com força total antigamente?
Eu achei linda esta make acima...

Antigamente as pessoas umedeciam papel crepom para passar nas bochechas, lábios e pálpebras. Eu fiz um teste, eu comprei papel crepom vermelho e molhei com água e passei nas bochechas como blush, ficou uma cor rosada tão linda que parecia blush mesmo. Só que como minha pele é um pouco sensível, começou a dar coçeira, então eu peguei rapidamente o demaquiante pra retirar e parou a coçeira.

Falando de 1905, ano que nasceu a atriz sueca Greta Garbo. Chegamos em um tempo em que a sobrancelha era deixada super fina e olhar marcado.
Imagem by: Google.

Imagem by:Google.


A Greta Garbo fez o filme: Os proscritos de 1926
   A dama das camélias. Love, o beijo entre outros.

O hitler era um grande admirador do talento da Greta Garbo. A seguir veja o que diz a Wikipedia sobre isto:
"No início da Segunda Guerra Mundial, contaram a Garbo que Adolf Hitler (que como fã, costumava lhe escrever cartas apaixonadas, exaltando seu talento) gostava de seus filmes e adorava tanto A Dama das Camélias, que tinha autorizado sua distribuição por toda a Alemanha, apesar da "impureza racial" do diretor Cukor. Dizem que Garbo, por sua vez, falou que queria encontrá-lo e tentar convencê-lo a parar com a guerra. Sentia que sua personalidade poderia alterar o curso da história, mas "se não, eu poderia dar um tiro nele". Entretanto, esse encontro jamais ocorreu.

Imagem by: Google.
Barbie: Greta Garbo.

Imagem by: Google.

Curiosidades: Greta Garbo é citada na música Lili da Banda Cachorro Grande.
Greta também é citada na música "The ballad of Michael Valentine" da banda de rock: The killers.


                                            
Imagem by: Google.

Tenho que admitir que eu amo ler  e escrever poemas também. Meu poeta favorito é o Mário Quintana.

Ele escreveu um poema chamado:

"Dois Versos para Greta Garbo"
Imagem by: Google.

Dizia: "O teu sorriso é imemorial como as pirâmides.
E puro como a flor que abriu na manhã de hoje".

Agora vamos falar sobre os anos 50:

Imagem by: Google.

Nos anos 50, uma das pessoas que marcou  por sua beleza, talento e maquiagem foi a atriz Marylin Monroe.
Nos anos 50, a maquiagem trazia uma sensualidade natural
Olhos puxados estilo gatinho, batom vermelho cereja estava com tudo e a pinta preta era uma questão de charme no make.
Imagem by:google.

Imagem by: Google.

A loura mais famosa desta época, na verdade era morena e tingia os cabelos. 
Tinha a boca bem marcada vermelha. O que foi tendência naquele tempo e sempre volta esta tendência. Porque batom vermelho é um clássico.

Imagem by: Google.

Bom, não vou falar muito dela aqui neste post porque já fiz uma matéria falando sobre Boca Estilo Marylin Monroe. Quem quiser ver, dê uma conferida neste link:

Imagem by: Google.

 A apresentadora Eliane, se caracterizou de Marylin Monroe e ficou linda.

Imagem by: Google.

Outra pessoa que marcou a época com sua maquiagem, penteado e visual foi a atriz Audrey Hepburn, que fez o filme: Bonequinha de Luxo.

Imagem by: Google.

Na maioria dos filmes que ela participou os olhos são pintados estilo gatinho com delineador bem puxadinho no canto. Olha que batom lindo nesta foto acima.

Imagem by: Google.

Bonequinha Luxuosa... Um Luxo!

Bom, vou deixar outro link aqui pra vocês que quiserem saber mais sobre esta atriz e maquiagem. Eu escrevi no meu blog uma matéria sobre o make da Bonequinha de luxo. A seguir, o link:


Chegando ao nosso tempo, temos a maquiagem "Tribos Urbanas".
Quais são?

Imagem by: Google.

Uma destas maquiagens, são os makes emos. Que tem característica de rostos bem claros e olhos bem marcados com a cor preta. 

Imagem by: Google.

Outro exemplo é o Restart. Nas fotos vemos eles com maquiagem bem clara no rosto e cabelo na testa, que é outra característica.

Outra maquiagem que faz parte das tribos urbanas. São os makes conhecidos como:
Maquiagem Patricinha ou como muitas meninas dizem: Make Paty.
Que sempre tem a cor rosa neste tipo de make, desde a cor rosa bem clara até os rosas mais escuros como os pinks!
Imagem by: Google.

Imagem by: Google.

Rosa é a cor principal no make Paty.
Imagem by: Google.

Imagem by: Google.

Outro make atual é o conhecido como:
Make Perua.

Imagem by: Google.

Maquiagem perua. São makes bem coloridas, de cores vivas e bem chamativas. Os outros percebem a maquiagem de longe.

Imagem by: Google.

Imagem by: Google.

Outra maquiagem que também faz parte das tribos urbanas são:
Imagem by: Google.

Maquiagem Artística e Maquiagem 3d.

Imagem by: Google

Imagem by: Google.

Nesta foto acima, aparece uma palestra com Alejandra Espíndola.
É o terceiro Congresso de Maquiagem. Na foto, todos maquiadores.
Com esta foto, quero mostrar que a história da maquiagem continua.
Com quem? Com a gente, maquiadores e amantes de makes que estão criando novas técnicas e novas tendências.
Bom, este post foi o maior que já fiz, demorei bastante pra escrever tudo aqui. Mas, sei que quem
gostar de estudar principalmente amar a história da maquiagem vai conseguir ler tudo. 
E só para frisar, tudo o que eu postei aqui é mais ou menos um de um milhão em informação. Não é nem um terço de toda a história da maquiagem. Porque é muito grande a história da maquiagem. Aqui só postei alguns pontos básicos da história. Porque quando a gente começa a pesquisar, sempre vão surgindo mais assuntos. Por isto eu digo: Estudem!
Espero que tenham gostado deste post. Eu fiz uma palestra na Master, sede da Embelleze. Foi nesta semana, falando sobre a história da maquiagem. Escrevi minha palestra aqui, claro que com informações adicionais. Porque só tive 20 minutos para falar e ainda ultrapassei o tempo para meia hora.
Como algumas pessoas pediram a cópia da palestra, achei melhor compartilhar através do meu blog.
Para que vocês aprendam ou para quem já sabe, relembre e vejam como é legal a história da Maquiagem.


Imagem by: Silvia Bernardo.

Imagem by: Silvia.

Imagem by: Silvia.


Vou deixar o link do documentário que eu assisti sobre a Cleópatra. Foi deste documentário que eu retirei algumas fotos para postar aqui. Assistam, é muito legal:


Bom, até o próximo post. Mas, o próximo vou fazer menor...rs
Bjinhos e Brigadeiros pra vocês.

6 comentários:

  1. gostei da materia muito legal mesmo, bem explicada e curiosa.
    Vi que o povo da idade media usava makes para disfarçar suas imperfeições
    Cleopatra usava makes feitas por plantas e outros utensilios.
    Amei!!1

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gra adorei sua publicação, tudo muito bem explicado, bem pesquisado e se nota que você faz com muito carinho, seu blog está muito lindo, tudo super organizado, fácil acesso, os desenhos e caricaturas, todos os detalhes muito caprichados e delicados, parabéns querida! Amei seu blog! ;) Eu decidi começar o meu também, se quiser dar uma olhada, deixar alguma dica, trocar idéias, vou ADORAR!!! (http://www.semprebem.jimdo.com/) :) Bjjjs!

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo Marie Antoinette era austríaca, e não sueca afffff

    ResponderExcluir
  5. Ameeeeiii...maravilhosa a historia da maquiagem..mto interessante msm..parabens seu blog ta liiindoooo👏

    ResponderExcluir
  6. Ameeeeiii...maravilhosa a historia da maquiagem..mto interessante msm..parabens seu blog ta liiindoooo👏

    ResponderExcluir